Bonsai UX
Bonsai UX

UI, Design e User Experience de um ponto de vista zen

Share


Our Newsletter


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Tags


avrt

Twitter


Bonsai UX

SEO: Tags essenciais

Poe BellentaniPoe Bellentani

Essa é uma série de posts baseados em uma documentação que uso no cotidiano e também como material base de um workshop para a galera de Frontend Dev com quem trabalho (se alguém estiver interessado, manda e-mail!).


As tags essenciais são as que nunca devem faltar no seu site, pois o Google (óh, Grande Buscador Onipresente da Web) as utiliza para fazer o ranking do seu site. Além disso, em sistemas Android, elas são utilizadas para compor aqueles "cards" que os aplicativos usam.

A tag TITLE

<title>Entra o título do site</title>

O elemento HTML <title> é um dos mais importantes para a composição da página. Indica-se que seja preenchido de forma clara para referenciar do que se trata a página, evitanto utilização de caracteres especiais que não façam parte do título (tais como pontos, símbolos ou grafismos fora de contexto).

Errado: <title>VM2 - Blog - Novidades em SEO</title>

Correto: <title>Novidades em SEO para sua empresa</title>

URL Canonical

Referência: https://support.google.com/webmasters/answer/139066?hl=en

As URL canonicals tem várias particularidades para aplicação, mas em síntese somente devemos ter uma URL dessas por página e ela se refere qual é a URL que o sistema de buscas (no caso o Google) vai indexar como referência para essa página.

Mesmo que existam várias maneiras de se chegar a uma página (via URL amigável ou através de um ID em um CMS, por exemplo) o que vale para o buscador é a URL mencionada como canonical.

Google Microdata

Referência: https://support.google.com/webmasters/answer/176035?hl=en

O Google está priorizando cada vez mais o uso de microdados (microdata) e aumentando a relevância de sites que utilizam essa forma de metadado. Ele usa o padrão do Schema.org, que também é utilizado por outros buscadores, como Bing e Yahoo (alguém ainda usa o Yahoo? :P ).

Existe uma ferramenta do próprio Google muito legal para gerar os microdados padrão do buscador: https://developers.google.com/+/web/snippet/

Outros lugares interessantes para se entender como e porque usar microdata:


Demais posts dessa série:

Comments